100 dias de produtividade, Sobre a vida e tudo mais

100 dias de produtividade
[1/100] Primeiro round

Olá pessoal, como estão vocês?

Como disse no meu último post, vou começar um desafio estilo 100 dias de produtividade. Sou uma pessoa que sabe bem como procrastinar o suficiente para uma vida e cedo ou tarde isso precisa mudar. Então decidi começar algo novo. Para quem não sabe do que se trata ou quer saber o que pretendo fazer, aprocheguem-se.


Conceito | Objetivos | Ferramentas


O que é o desafio?

Não sei exatamente de onde surgiu, mas conheci o desafio no tumblr. O desafio constitui-se em definir um período de 100 dias (aproximadamente 3 meses e meio) para tentar realizar determinado(s) objetivo(s). Alguns são simples, outros nem tanto, mas a ideia geral é bem tranquila: uma vez que o desafiante definir o que deseja, uma data de inicio e término basta apenas começar. É interessante manter um log, um diário sobre o período, porém não é necessário compartilhar com outros.

É importante saber que a proposta principal dos 100 dias de produtividade não é fazer a maior quantidade de coisas nesse meio tempo, e sim manter o foco nas metas definidas. Praticamente qualquer coisa que queremos alcançar pode ser dividida e dinamizada para transformar um desejo em realização, então o principal é o esforço.

A comunidade online é bem ativa (tanto em inglês quanto em português) e é legal ter alguém para compartilhar. Então se quiserem acompanhar o que vou fazer é só clicar nesse link.

Objetivos

Com o desafio começando hoje (12 de abril), terei terminado os dias em 21 de julho. Selecionei os objetivos mais importantes e simples que consegui, basicamente aqueles que tinha dito anteriormente:

  • Descobrir como conciliar o trabalho com os estudos;
  • Tirar minha primeira certificação;
  • Tentar ser um pouco mais saudável.

Comentei antes sobre concluir a primeira versão do novo blog, mas acredito que isso vá ficar para a próxima. Motivo: comecei a pós-graduação semana passada e vi que precisava diminuir um pouco a lista para conseguir fazer tudo o que é de mais prioritário nesses 100 dias de produtividade. Ainda assim tenho planos de fazer um projetinho nesse meio tempo, vou ver esses primeiros dias como ficam e qualquer coisa passo aqui novamente.

Ferramentas

Achei algumas ferramentas que pretendo usar como auxílio nessa jornada. A primeira foi o site timeanddate,  que utilizei para montar meu calendário. Ele soma ou subtrai uma quantidade de dias/meses/semanas/anos à data que você escolher e te mostra o resultado.

Depois veio o app Loop (para Android) que pretendo utilizar para manter um controle sobre os hábitos que quero desenvolver ou não manter. É bem legal, ele produz gráficos, é simples e direto.

Também vou usar uma agenda dessas normais para anotar o que precisar. Sempre fui bem displicente com agendas mas vou andar com ela para lá e para cá na esperança de lembrar que posso utilizá-la. Talvez acabe trocando-a pelo Bullet Journal, mas ai é para quando animar um pouco mais em anotar coisas.

Ainda estou procurando por algo que me auxilie em manter a leitura dos blogs que sigo em dias mas não achei nada que me agradasse. Tentei o feedly, porém não correspondeu às minhas expectativas. Caso alguém tenha qualquer indicação adorarei escutar.

🌟✨🌖🌕🌔✨🌟

Como disse anteriormente, é possível tentar qualquer coisa nesse desafio: aprender uma língua nova, estudar para concursos, treinar para uma competição, ensaiar uma coreografia, música. O limite é a criatividade.

Seja mais forte que sua melhor desculpa

Se mais alguém animar, adorarei acompanhar o progresso de vocês!

Espero vocês na próxima.

Nina ❤️