Sobre a vida e tudo mais

Vida de programadora
E algumas novidades

Olá pessoal, como estão vocês?

Estive pensando esses dias em trazer algo novo aqui pro blog e decidi que quero compartilhar um pouco da minha vida profissional com vocês. Para que já viu na página do “Sobre mim” eu sou formada em análise de sistemas e trabalho com desenvolvimento web.

Como tudo começou…

Certa vez um colega me perguntou porque eu tinha começado a trabalhar com isso, se eu já mexia com programação antes. Acho que grande parte da minha geração já se aventurou um pouco em construir templates para o blogger/wordpress ou algum joguinho pra flash player, mas essa era basicamente todo o meu conhecimento de códigos antes de começar a faculdade.

Resumindo: o curso que eu queria fazer não abriu turma e acabei caindo de gaiato no curso de sistemas.

Agora imaginem como foi a reação dessa que vos fala ao ver que em uma turma de quase 90 pessoas apenas 7 eram mulheres, contando comigo. Nunca tinha me sentido em tanta desvantagem assim antes. O primeiro semestre foi em conjunto a outro curso na área de TI e a turma era gigante. E dessas 7 mulheres, duas saíram antes de terminar as primeiras provas, outra saiu no semestre seguinte e mais duas saíram no penúltimo semestre. Eu era a única mulher na colação da grau da minha turma e até hoje não sei se a guerreira número 2 também concluiu o curso.

achievement unlocked - java and php
Aprendi Java e PHP

Tudo bem, não foram só as mulheres que mudaram de caminho no meio da história. Das quase 90 pessoas iniciais acho que 30 se formaram. Foi bem estranho ver a galera desaparecendo.

Existe vida após a faculdade!

Depois de 2 anos e meio na correria das aulas comecei a trabalhar que nem gente grande onde eu estagiava: uma startup de desenvolvimento web e marketing digital. Não sei se consigo expressar o quão grata sou a todos eles, aprendi tanta coisa, conheci tanta gente legal e não vejo a hora de vê-los crescer mais e quem sabe um dia voltar para lá.

Desenvolvimento web: achievement unlocked - codeigniter and SEO
Aprendi Codeigniter e alguma teoria de SEO

Só que a criaturinha inquieta dentro de mim decidiu que eu precisava de algo diferente, de aprender coisas novas. Então no começo do mês passado fui para um novo emprego, outra startup que está me fazendo pagar a língua sobre nunca trabalhar com contabilidade (comecei contábeis lá pro meio de 2010 e nem me dei ao trabalho de terminar porque não sou menina de humanas). E a entrevista pra essa vaga foi o segundo momento que me senti super em desvantagem. Tive que escutar meu futuro chefe falando, de brincadeira, claro 🙄, “Onde já se viu mulher programadora.” e hoje aqui estou, sambando na cara das inimigas mostrando que mulher sabe SIM programar.

Acho que essa última mudança veio em ótimo momento. Amanhã começo minha pós graduação em Banco de Dados, acredito que até hoje a noite lanço a versão 0.1 do novo blog e tenho um esquema maneiro pra continuar o desenvolvimento da nova plataforma, que estou disponibilizando no Github até então.

Novidades do mês

Aproveitando todo esse clima de desenvolvimento, blog e vida pessoal, vou tentar me desafiar um pouco mais e espero compartilhar esse desafio com vocês também.

Decidi começar os 100 dias de produtividade versão desenvolvedor(a) web. Ainda não tenho certeza de como vai funcionar, provavelmente vou fazer algo mais diário no tumblr e vir aqui semanalmente com um resumo do que aconteceu. Tenho alguns objetivos, como:

  • Terminar a versão 1.0 do novo Hello Nina,
  • Estudar boa parte do que preciso pra tirar minha primeira certificação Oracle
  • Descobrir como conciliar trabalho com pós e a realização dos meus objetivos pessoais
  • E por que não tentar ser um pouco mais fitness

Tem muita coisa a ser feita ainda e pouca coragem para fazê-las. O que me resta é me agarrar a um momento de produtividade para resolver todos os outros.

E por fim mas não menos importante:

Não deixe seus sonhos serem apenas sonhos

 

Espero vocês na próxima!

Nina ❤️

3 thoughts on “Vida de programadora
E algumas novidades

Comments are closed.